terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tempos de escola


Hoje eu paro e penso que a muito tempo atrás eu estaria indo para escola com uma mochila nova, colorida, que eu fiz a minha mãe comprar, mesmo tendo outra em casa. Dentro desta mochila eu levava todos os cadernos que eu tinha, aqueles que eu escrevia com uma letra enorme quando estava quase acabando as folhas só pra poder passar para um novinho. Lembro bem da emoção de pegar um caderno novo na mão, olhava os adesivos, pegava a caneta brilhosa e escrevia a data, ai eu olhava e via que estava feia a letra e rasgava a folha, cuidava para ver se a minha mãe não estava vendo, e escrevia outra vez.
Parece que foi ontem que eu estava na minha formatura do jardim sentada no colo de um Papai Noel, com uma saia vermelha e uma blusa de barriga de fora cheia de furos. Parece que eu me vejo chegando na escola reencontrando minhas colegas, contando as novidades  que nem eram novidades, fazendo de tudo para mostrar o material novo, caminhando de um lado para o outro procurando aquele coleguinha bonito que nem sabia da minha existência.
Felizmente o tempo passa, e isso é bom, a vida da gente é e vai ser sempre assim. Sinto um prazer enorme de poder hoje ver quanta coisa boa me aconteceu na infância. Hoje eu me preparo para fazer o meu estágio, estou quase me formando do Magistério, e será mais uma etapa a cumprir. Já passei por duas formaturas, no final do ano passo por mais uma e futuramente outra.
Já deixei para trás aqueles momentos de escola, já não tenho mais aquela emoção de comprar os matérias, de pensar em que roupa usar no primeiro dia de aula, mas apartir do dia 11, quando eu entrar dentro de uma sala que eu darei aula por 100 dias, eu vou ver naquelas crianças um pouco de mim, vou recordar os meus momentos e farei de tudo para que elas aproveitem cada dia de aula pois eles por mais chatos que sejam algumas vezes, são únicos e fazem parte da fase mais importante da nossa vida, e a escola é um local de estudo mas também de diversão, uma diversão boa, e é isso que eu quero levar para os meus alunos.
Tenho saudade do tempo que passou, sinto falta da inocência que antes eu tinha, sinto saudade das lembranças do passado, bate uma certa tristeza de lembrar de tudo que houve, porque parece que eu podia ter aproveitado mais, mas eu tenho muito a viver ainda e agora em uma nova fase o bom mesmo é me entregar, me dedicar e fazer de tudo para dar o meu melhor e aproveitar, pois daqui á alguns anos eu vou lembrar deste momento e vou me dar conta de quanto tempo se passou.

Bruna Bizarro

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Nada é mais forte que ele

Quem foi a amiga que já não tentou consolar alguém dizendo " o tempo passa, as coisas mudam, calma.". 
Quem já não se irritou quando alguém tentou nos ajudar falando que só o tempo cura. 
O tempo cura é uma forma de consolar meio clichê, passada já e que todos nós sabemos, mas infelizmente não á nada mais que se possa ser dito, pois somente o tempo cura tudo que dói. Mesmo sabendo que nada além do tempo faz passar o que machuca a gente, preferimos não acreditar, nos revoltar, pois no fundo a gente sabe quando tempo vai levar pra o que sentimos passar.
Quando o que sentimos é forte e de verdade pra passar demora, e não demora pouco, o tempo é longo, demorado, pois até a ferida cicatrizar há muito a seguir. São muitas noites em claro sem conseguir dormir, são dias olhando pro nada com o pensamento longe, são inúmeras vezes ouvindo a mesma musica e lembrando das mesmas coisas, e até tudo isso deixar de ser importante um bom tempo já se passou e precisa ser passado pra tudo voltar ao normal.
As coisas dentro de nós não mudam do dia para a noite, o coração da gente não entende conforme a nossa cabeça, ela não consegue compreender o que de fato está acontecendo com a gente e até ele processar a realidade a gente sofre o que pode, e ergue a cabeça do jeito que dá.
Quando tudo estava errado e eu me sentia totalmente perdida, eu ouvia muito que somente o tempo iria me ajudar, eu não gostava de ouvir, não aceitava pois eu sentia aquela dor de uma forma que parecia que ela estava dentro de mim corroendo tudo, e que de onde estava não iria sair, e se isso pudesse acontecer, levaria um tempo que eu não conseguiria suportar, eu estava em uma situação que eu não via mais saída, pois eu estava triste machucada, sozinha, e para mim eu continuaria dessa forma.
Pensando que a minha dor continuaria onde estava os meus dias foram passando, muitos pareciam ser iguais, me sentia cansada, fraca, as vezes com uma energia que ninguém podia controlar, mas muitas foram as manhas em que me acordei e não tive forças de levantar, e o jeito que eu tinha era dar um jeito de não ir a escola. Realmente eu estava péssima, eu já estava misturando tudo, a cada dia que se passava eu estava mais confusa e me odiando, as madrugadas eram os piores momento, onde tudo parecia voltar, e realmente voltava, lembranças faziam meu coração bater ainda mais forte, e ai minhas lagrimas eram meu consolo, nisso eu me perguntava, QUE TEMPO É ESSE QUE NÃO PASSA ? eu não tinha nenhuma resposta. Mais dias se passavam, muitas coisas aconteciam, até que muito tempo se passou, muito tempo é modo de dizer, mas pra mim foi o tempo suficiente para eu ter a resposta que antes eu não tinha. QUE TEMPO É ESSE QUE NÃO PASSA ? A gente não percebe que o tempo está passando, ficamos dando atenção para o nosso sofrimento e não nos damos conta que a vida está seguindo em frente e que o nosso coração está tendo o famoso tempo que ele precisa, mas algum dia sem mais nem menos a gente cai na real e sente de algum jeito que as coisas mudaram e que não nos sentimos mais sem forças mas sim totalmente renovadas, e foi assim que aconteceu comigo, hoje eu posso dizer que o tempo cura, ele demora sim, a gente sofre, mas em meio a isso o coração vai se ajeitando, cicatriza e já não dó tanto.
O tempo é o remédio pra dor, é a cura pro coração, e é a forma mais exata para se esquecer o que precisa, não existe nada mais forte que ele, o tempo é a razão, é a realidade e é o que precisamos quando as coisas não dão certo. Eu precisei do meu tempo, ele demorou, e foi doloroso, mas ele passou, eu me recuperei e encontrei o meu caminho, assim como todo mundo pode encontrar o seu.
E para finalizar eu agradeço a uma amiga que durante o momento que eu mais precise esteve sempre comigo dizendo que o tempo ia passar e tudo ficaria bem.

                                                                            Bruna Bizarro